Philippe Perrenoud
Doutor em Sociologia e Antropologia, tem 58 anos e dá aulas nas Faculddes de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Geneba, nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação.
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é um dos novos autores mais lidos no Brasil. Com títulos publicados em português, vendeu nos últimos anos mais de 100 mil exemplares. O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências.
Para ele, “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaççoes etc) para solucionar uma série de situações”.
A abordaem por competência também é utilizada quando Perrenoud fixa objetivos na formação profissional. No livro (PERRENOUD, 19::), ele relaciona o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível:
1) Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
2) Administrar a progressão das aprendizagens;
3) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação;
4) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
5) Trabalhar em equipe;
6) Participar da administração escolar;
7) Informar e envolver os pais;
8) Utilizar novas tecnologias;
9) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
10) Administrar a própria formação.
Perrenoud levanta as grandes dificuldades encontradas por quem assume uma sala de aula. Quando escreveu sobre a comunicação entre alunos e professor, por exemplo, ele fez um levantamento para saber o que o segundo anotava nos cadernos e boletins dos primeiros. Pediu também, nas entrevistas com os colegas, uma lista de observações sobre o que se perde quando a comunicação em classe não funciona.
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