segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OS NOVOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO - Bernardo Toro

Bernardo Toro
Foi Vice-Presidente de relações públicas da Fundação Social, entidade civil cuja missão é combater a pobreza na Colômbia. Criou os Códigos da Modernidade, que são sete competências mínimas para  a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século vinte e um.
Partindo de sua visão sobre as realidades social, cultural e econômica, Toro elaborou uma lista onde identifica as sete competências que considera necessárias desenvolver nas crianças e jovens para que eles tenham uma participação mais produtiva no século 21. São os Códigos da Modernidade:

1)    Domínio da leitura e da escrita;
2)    Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;
3)    Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
4)    Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
5)    Receber criticamente os meios de comunicação;
6)    Capacidae de localizar, acessar e usar a melhor informação acumulada;
7)    Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

Quando diz que saber interagir criticamente com os meios de comunicação é uma das competências fundamentais, Toro sinaliza para a importância de que as novas gerações tenham uma postura crítica frente à programação da TV. Sua principal contribuição é construir uma ponte entre o mundo real, isto é, o das sociedades modernas em constante transformação, e o mundo da escola, que tem dentro de si a tarefa de formar os cidadãos. Toro valoriza também o que chama de saber social, um conjunto de conhecimentos, práticas, habilidades e tradições que possibilitam a construção das sociedades e garantem as quatro tarefas básicas da vida: cuidar da sobrevivência, organizar as condições para conviver, ser capaz de roduzir o que necessário e criar um sentido de vida. A escola, assim, é apenas um dos ambientes em que ocorre a aprendizagem. A família, os amigos, a igreja, os meios de comunicação, as empresas, são outras fontes importantes de conhecimento para os indivíduos. Mobilizar, conforme sua definição, é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário