César Coll
Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil.
Logo nos primeiros debates sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos noventa, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Desde então, as idéias desse pensador, que já haviam chamado a atenção de algumas escolas de São Paulo, passaram a influenciar toda a nossa rede de ensino.
A principal delas é a necessidade de um plano curricular que satisfaça, de forma articulada, todos os níveis do funcionamento de uma escola. Segundo Coll, não se pode separar o que cabe ao professor – as aulas – do que é responsabiliade dos alunos – o conhecimento prévio e atividade. A família e outras instituições que fazem parte deste universo também precisam se fazer presentes.
Inspirado em Jean Piaget, Coll orienta todo seu pensamento em uma concepção construtivista de ensino-aprendizagem. A prioridade é o que o aluno aprende, não o que o professor ensina.
O novo currículo proposto por Coll contempla ainda os temas transversais, que devem estar presentes em todas as disciplinas e séries da Educação Básica. O ideal, acredita ele, é que as aulas e explicações sobre saúde, sexualidade ou meio ambiente estejam totalmente integradas ao dia-a-dia. Pode parecer complexo, mas é simples. Basta colocar as conversas sobre alimentação saudável, reciclagem, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do saneamento básico, entre tantos assuntos na pauta de todos os professores.
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