segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
    Márcia Siqueira de Carvalho. (DEGEO/CCE/FUEL)

 A análise de texto significa estudar, decompor, dissecar e dividir para interpretá-lo. Cada parte do texto deve ser analisado, buscando-se os elementos chaves do autor e a relação entre as partes constituintes. A decomposição dos elementos essenciais e a sua classificação nos leva até a idéia-chave, que é o conjunto de idéias mais precisas.
 O objetivo da análise do texto é: aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto e familiarizar-se com os termos técnicos, idéias, etc.; hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as idéias se relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam.
 Partes da análise do texto:
 a) dos elementos constituintes básicos,
 b) das relações entre esses elementos,
 c) da estrutura do texto.
 Tipos de análise do texto:

. TEXTUAL: breve explicação do professor com a primeira leitura pelo aluno. Sucessivas leituras permitirão a identificação  de palavras e parágrafos chaves. O significado das palavras desconhecidas, assim como termos técnicos são procurados no dicionário.
 . TEMÁTICA: é individual. Permite maior compreensão do texto, a associação de idéias do autor com as preexistentes no conhecimento do estudante. Avaliação da coerência interna do texto. Elaboração do resumo para discussão em sala de aula.
 . PROBLEMATIZAÇÃO: Atividade em grupo. As questões implícitas e explícitas no texto são levantadas e debatidas.
 . CONCLUSÃO PESSOAL: Individual. Reelaboração do que foi entendido do texto, resultando num resumo próprio que também uma crítica e reflexão pessoal.
 A leitura do texto deve incluir várias leituras:
•    Primeira: serve  para organizar o texto na mente do aluno.
•    Segunda: Sublinhar as idéias principais  e as palavras-chaves (COM DOIS GRIFOS).
 Os trechos mais importantes da idéia desenvolvida são assinalados no texto com uma linha vertical na margem. O que consideramos passível de crítica, objeto  de reparo ou insustentável dentro do raciocínio desenvolvido, destacamos com um ponto de interrogação (?).Assuntos ou palavras-chaves distintas no texto (assuntos secundários) podem ser grifados com cores diferentes.


A elaboração de um ESQUEMA:
 Após várias leituras, com o auxílio de dicionários, torna-se mais fácil a elaboração de um esquema. Trabalhamos então com a hierarquização das palavras-chaves, frases e parágrafos importantes, ligando as idéias sucessivas dos raciocínio desenvolvido pelo autor. A elaboração de um resumo envolve um sentido mais completo entre os parágrafos,  indicam mais do que um tópico mas são condensados para a apresentação. O resumo facilita o trabalho de captar, analisar , relacionar, fixar e integrar aquilo que se está estudando, e serve  para fixar e expor o assunto, inclusive numa prova.
EXEMPLO DE ESQUEMA E RESUMO:
ANDRADE, Manoel Correia de.
   Geografia, Ciência da Sociedade: uma introdução "a análise do pensamento geográfico. São Paulo. Ed. Atlas, 1987. p.11-19.
ESQUEMA:
1- A Geografia como ciência.
1.1 O que é Geografia.
1.2 A Geografia e o problema da interdisciplinaridade.
1.3 A unidade e a diversidade em Geografia.
1.4 O caráter social da ciência geográfica
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Ciência. Positivistas. Conhecimento geográfico. Sociedade. Natureza. Objeto da Geografia. Ratzel. Reclus. Espaço vital. Luta de Classes. Geografia dos exploradores, vulgar e das universidades. Neopositivistas. Matemática Regional. Geografia Crítica ou Radical. Formação econômica-social. Interdisciplinaridade. Diversidade. Sociologia. Antropologia. Economia Política. Psicologia. Etnologia. História. Geologia. Pedologia. Mineralogia. Hidrologia. Meteorologia. Astronomia. Oceanografia. Técnicas Cartográficas e Estatísticas. Ramos do Conhecimento e especializações da Geografia. Geografia Física. Geografia Humana. Especialização. Ciência Social.

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