segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A INFLUÊNCIA DOS GRANDES PENSADORES NO APRIMORAMENTO EM SALA DE AULA - Jean Piaget

Jean Piaget – Da experiência nasce o conhecimento
Nasceu na Suíça, em 1896, aos 7 anos já se interessava por estudos científicos. Formou-se em Biologia, estudou Filosofia e doutorou-se em Ciências Naturais aos 22 anos. Em 1923, lançou A Linguagem e o Pensamento na Criança, o primeiro de seus mais de sessenta livros. Faleceu em 1980 na Suíça.
A teoria do conhecimento, construída por Jean Piaget, não tem intenção pedagógica. Porém, ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática. Piaget mostra que o sujeito humano estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio. Para Pellegrini (2001) apud Piaget (1994),
a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos 2 anos, ela evolui do estágio sensório-motor, em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos (como sugar a mamadeira) e o pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve, para o pré-operatório.

“Nessa etapa, a criança se torna capaz de fazer uma coisa e imaginar outra. Ela faz isso, por exemplo, quando brinca de boneca e representa situações vividas em dias anteriores” (VASCONCELOS, 1995).
Outra progressão se dá por volta dos 7 anos, quando ela passa para o estágio operacional concreto. Aqui, consegue refletir sobre o inverso das coisas e dos fenômenos e, para concluir um raciocínio, leva em consideração as relações entre os objetos. Percebe que 3 – 1 = 2 porque sabe que 2 + 1 = 3. Finalmente, por volta dos 12 anos, chegamos ao estágio operacional. O adolescente pode pensar em coisas completamente abstratas, sem necessitar da relação direta do concreto. Ele compreende conceitos como amor ou democracia. (PELLEGRINI, 2001) apud (PIAGET, 1994)

Essas informações, bem utilizadas, ajudam o professor a melhorar a sua prática. Para (Pellegrini, 2001), “O mestre precisa proporcionar um conflito cognitivo para que novos conhecimentos sejam produzidos. Ser construtivista não é deixar o aluno livre, acreditando que evoluirá sozinho.”
A teoria piagetiana diz que o conhecimento é construído na experiência. Isso fica claro quando se estuda a formação da moral na criança, campo a que o pensador suíço se dedicou no início da carreira. Para Piaget o que permite a construção da autonomia moral é o estabelecimento da cooperação ao invés da coação, e do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral.

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